Sistema de Monitorização SMAP-CG

Sistema de Monitorização da
Área Protegida do Cabo Girão

O papel integrado da gestão adaptativa em áreas protegidas, passa pela criação de métodos inovadores para monitorização do uso do espaço, da experiência e dos impactos dos visitantes. Estes resultados ocorrem essencialmente pela aplicabilidade de tecnologias de recolha de dados, trabalhos de investigação no terreno e uso das plataformas de sistemas de informação geográfica.

Embora a monitorização sistemática de visitação não seja ainda uma prática frequente nas áreas protegidas da Região Autónoma da Madeira(RAM), existem atualmente várias técnicas disponíveis, nomeadamente, inquéritos, contagens por observadores, trabalho de campo, instalação de contadores automáticos, entre outros.

Na APCG, nesta primeira fase de estudo e diagnóstico, foi fundamental reunir uma série de indicadores quantitativos e qualitativos essenciais para o preenchimento das lacunas informativas já detetadas.

Para o efeito, criou - se o SMAP - CG composto por 76 indicadores repartidos entre as classificações de Monumento Natural, Paisagem Protegida, Parque Natural Marinho e indicadores de contexto geral. Estes indicadores geram atualmente 312 resultados para a Área Protegida do Cabo Girão. Além destes, no projeto GIRO está ainda prevista a análise resultados biofísicos(clima do topo e da base da arriba) e, resultados de bom estado ambiental, como a qualidade das massas de água e do ar.

Trata-se do primeiro sistema de monitorização por indicadores aplicado em áreas protegidas da RAM, uma ação piloto que permite avaliar a aplicabilidade deste tipo de ações no enquadramento das especificidades de cada área protegida.

Dados

271

Visitantes na Paisagem Protegida

10949

Visitantes à APCG

145

Embarcações em circulação

10207

Visitantes a Miradouros

43

Mergulhadores no Recife Artificial

742

Visitantes no Parque Natural Marinho

*Dados resultantes da ação de monitorização GIRO em dezembro 2019 (7/12/2019 a 13/12/2019).