Artigo

Pedro Neves e Cláudia Ribeiro

Recife Artificial

Projeto GIRO celebra os dois anos de afundamento da Corveta Afonso Cerqueira

O GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, celebra os dois anos de afundamento da corveta NRP Afonso Cerqueira com a partilha de imagens e resultados que mostram a evolução da colonização do navio ao longo do tempo.

Desde 2018, a corveta é monitorizada pelos investigadores Claúdia Ribeiro (IFCN IP-RAM e OOM - Observatório Oceânico da Madeira) e Pedro Neves (OOM), na qual já contabilizaram 26 espécies distintas de ictiofauna, sendo evidente que para além de atrair peixes das zonas próximas, o recife artificial está já a criar a sua própria biodiversidade.

Testemunho dos Investigadores de Monitorização:

“Houve quem dissesse publicamente que não há peixe no Cabo Girão e que, por isso, a CORCEIRA nunca iria ter peixe… Não só a CORCEIRA tem atraído algumas espécies de peixes pelágicos (que se deslocam na coluna de água — como os charuteiros e as bogas), como também espécies bentónicas (que vivem junto ao fundo – como os salmonetes). Com as variações sazonais que são normais, no decorrer do nosso programa de monitorização, foram já contabilizadas 26 espécies distintas de peixes.”

Pedro Neves e Cláudia Ribeiro, investigadores

Pedro Neves e Cláudia Ribeiro

Categoria:

Notícias

Data de Publicação:

04 Set, 2020 às 12:00

(Editado: 04 Dez, 2020 às 15:54)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Mais