Mergulho Recreativo
“(…) o velho navio tornou-se já um recife artificial de vida marinha. Com o mergulho no destroço, é possível recordar a primeira missão da corveta e um momento que marcou a história de Portugal.”
(© sem registo de autor)
O Parque Natural Marinho do Cabo Girão é um dos mais recentes spots de mergulho do arquipélago! Aqui é possível mergulhar em águas cristalinas de elevado valor natural, e no mais recente afundamento no mar da Madeira, o velho navio militar NRP Corveta Afonso Cerqueira. Tal como planeado, desde 2018, a NRP Corveta Afonso Cerqueira cumpre a sua última missão ao tornar-se um recife artificial nesta área protegida. Além do potencial turístico do mergulho recreativo, o novo recife artificial visa recuperar os recursos piscícolas da área, aumentando a biodiversidade e proporcionando um local de abrigo para a reprodução à vida marinha.
A 400 metros a sul do Cabo Girão, posiciona-se em substrato de areia entre os 24 e 32 metros de profundidade, registando-se uma profundidade mínima de 9 metros às superestruturas do navio (mastro). Com o mergulho no destroço, é possível explorar o mobiliário, equipamentos e salas originais do navio, e até recordar a primeira missão da NRP Corveta Afonso Cerqueira num momento memorável que marcou a história de Portugal. Um cenário igualado a um verdadeiro naufrágio!
Para além do recife artificial, o Parque Natural Marinho alberga vida marinha de elevado valor de conservação, como é exemplo os campos Maërl (ou campos rodólitos), o Verme de Fogo (Hermodice caranculata), as esponjas, os pequenos corais e, outras espécies de invertebrados sésseis, como é o caso da anémona-gigante (Telmatactis cricoides). Entre as diversas espécies da comunidade ictiológica, destaca-se a presença do Badejo (Mycteroperca fusca) e o Peixe-cão (Bodianus scrofa), ambas as espécies são endémicas da Macaronésia.